Dados representam uma retomada dos resultados positivos após recuo
Oeste Global | Luís Carlos Nunes – O setor varejista na Bahia encerrou 2023 com um marco significativo, registrando o maior crescimento em 11 anos, apontam dados recentes. Esta ascensão representa uma retomada vigorosa após um período de recuos.
De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do varejo baiano avançaram 0,2% em dezembro de 2023 em comparação com novembro, em uma série livre de influências sazonais. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve um crescimento notável de 2,5%. Estes dados desconsideram efeitos de eventos recorrentes, como a Black Friday e o período do Natal.
A análise dos números revela uma recuperação substancial, visto que em novembro houve um recuo de 2,1%. Além disso, o comércio varejista baiano mostrou seu 14º aumento nas vendas em relação ao mesmo mês do ano anterior, mantendo uma trajetória ascendente desde novembro de 2022.
Em contrapartida, no cenário nacional, o varejo retraiu-se (-1,3%) de novembro a dezembro de 2023, com quedas em 13 das 27 unidades federativas. A Bahia, por sua vez, registrou o 14º resultado entre os estados. Entretanto, quando comparado com dezembro de 2022, o comércio varejista nacional experimentou um crescimento de 1,3%, com altas em 18 estados, colocando a Bahia em 11º lugar nesse ranking.
O ano de 2023 marcou uma virada positiva para o varejo baiano, com um impressionante aumento de 4,8% nas vendas. Este é o primeiro aumento acumulado em três anos, representando o melhor desempenho do comércio baiano em uma década, desde 2012, quando o crescimento atingiu 9,7%.
Além disso, a Bahia se destacou como o 4º estado com o maior aumento anual das vendas, dentre os 27 estados, superando a média nacional (1,7%) e ficando abaixo apenas de Tocantins (11,6%), Maranhão (10,0%) e Ceará (8,3%). Não menos importante é o fato de que, em 2023, 21 dos 27 estados brasileiros registraram um aumento acumulado nas vendas do varejo.
Apesar desses resultados positivos, é importante notar que o comércio varejista baiano ainda não recuperou completamente o volume de vendas pré-pandemia, encerrando o ano de 2023 com um volume 2,9% menor do que o registrado em fevereiro de 2020.
As vendas em 2023 foram impulsionadas principalmente pelos setores de supermercados e combustíveis, que apresentaram aumentos acumulados de 5,0% e 12,2%, respectivamente. Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foram os que mais contribuíram para o crescimento, seguidos pelos combustíveis, que atingiram seu maior aumento acumulado em 22 anos.
Por outro lado, alguns segmentos enfrentaram desafios, como livros, jornais, revistas e papelaria, que tiveram uma queda de 14,5% nas vendas em 2023. O segmento de vestuário também enfrentou uma retração, após anos de crescimento, destacando a complexidade do cenário varejista.
Em resumo, os números do varejo baiano em 2023 refletem uma recuperação notável, impulsionada por diversos setores, e sinalizam um retorno gradual à estabilidade econômica após períodos turbulentos.