ABL Barreiras empossa nova diretoria com compromisso renovado com a cultura local

Marilde, em seu pronunciamento, ressaltou com eloquência o seu compromisso em fazer da ABL um espaço cada vez mais democrático, inclusivo e culturalmente diversificado

Oeste Global | Luís Carlos Nunes – A noite memorável desta sexta-feira, dia 01 de março, foi adornada por um evento solene no prestigiado Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, situado no coração pulsante de Barreiras. Ali, diante de uma plateia atenta, a venerável Academia Barreirense de Letras (ABL) procedeu à solenidade de posse de sua nova diretoria.

Desde sua fundação em 20 de maio de 2005, a ABL tem sido uma instituição de destaque, dedicada à salvaguarda e ao estímulo da rica cultura local, servindo como uma fortaleza para as mais refinadas expressões literárias e artísticas de Barreiras.

A nova diretoria, escolhida para o biênio 2024/2025 sob o lema inspirador “Literatura: esperançar e aprender”, traz consigo um compromisso renovado com os nobres ideais da Academia. Com a chapa única, que fora inscrita na eleição realizada em 08 de dezembro do ano anterior, reafirma-se a tradição de coesão e unidade que tem sido uma característica marcante da instituição.

 

Na transmissão do cargo, Valney Dias Rigonato passa simbolicamente a chave para Marilde Queiroz Guedes

Os ilustres professores universitários e renomados escritores Marilde Queiroz Guedes e Théo de Araújo Santos assumem, com distinção, os papéis de presidente e vice-presidente da nova diretoria. Comprometidos com a continuidade das iniciativas em curso e com a introdução de novos projetos, contam com o apoio caloroso dos demais membros da diretoria e da respeitável comunidade acadêmica.

Professora Marilde Queiroz Guedes em seu pronunciamento de posse como presidente da ABL Barreiras

Marilde Queiroz Guedes, em seu pronunciamento, ressaltou com eloquência a vital importância da alternância de liderança nas instituições sociais, destacando o compromisso da nova gestão em fazer da ABL um espaço mais democrático, inclusivo e culturalmente diversificado. Convocou, com vigor, os membros da academia e toda a sociedade barreirense a se unirem na escrita de um novo e promissor capítulo na história da instituição.

Na imagem, a acadêmica Maria Adilma Vilela de Almeida, ao centro Marilde Queiroz e seu vice, Théo de Araújo Santos

Além dos digníssimos Marilde Guedes e Théo Santos, a nova equipe diretiva conta também com as notáveis educadoras e escritoras Adilma Vilela e Tina Laura, que assumem, com louvor, os cargos de 1ª e 2ª secretárias, respectivamente. Para a tesouraria, os experientes escritores Franco Porto e Robson Batista assumem, com competência, os postos de titular e suplente.

O Conselho Fiscal, que toma posse juntamente com a nova diretoria, congrega os eméritos escritores Celso Almeida de Lacerda, Thiago Ribeiro Rafagnin e Valney Dias Rigonato como membros efetivos, enquanto Miriam Hermes e Raimundo Augusto Corado assumem com denodo as posições de suplentes.

Valney Dias Rigonato, que desempenhou a nobre função de presidente nos últimos quatro anos, destacou, com perspicácia, os desafios enfrentados pela instituição, desde a adversidade imposta pela pandemia de Covid-19 até a premente necessidade de recursos para a manutenção da sede da academia. Entretanto, ressaltou com justificado orgulho o significativo trabalho realizado graças à união dos escritores e ao inestimável apoio da comunidade.

O enfoque na literatura tem produzido resultados tangíveis, conforme salientado por Rigonato, com um aumento no engajamento dos jovens e uma mais ampla difusão da cultura literária na cidade e arredores. Através de uma plêiade de projetos, a academia tem estendido sua mão amiga a outras formas de expressão artística, abraçando igualmente a música e as artes plásticas.

Na foto acima, o casal de acadêmicos, Márcia Rasia e Roberto de Sena

No evento de posse, compareceram diversas autoridades e personalidades de Barreiras, dentre elas, os vereadores Carmélia da Mata, Otoniel Teixeira, Eurico Queiroz Filho, o vice prefeito da cidade Emerson Cardoso e a ex-vereadora e presidente do PT, Nilza Lima. Grande número de jornalistas também se fizeram presentes ao ato festivo.

Após o cerimonial formal, a acolhedora Casa da ABL foi o palco de um animado sarau de confraternização, onde poesias e músicas forma entoadas pelos membros e seus convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *