Carmélia da Mata faz duras críticas à gestão municipal diante dos prejuízos causados pelas chuvas

A vereadora também destacou urgência em valorizar Agentes de Endemias e respeito aos concursos públicos

Oeste Global | Luís Carlos Nunes – Na sessão da Câmara Municipal de Barreiras, realizada nesta 4ª feira (21/fev), a vereadora Carmélia da Mata fez uma intervenção contundente abordando questões cruciais para a cidade. A parlamentar começou sua fala fazendo referência ao colega de Câmara, vereador João Felipe, que discutiu sobre os desafios enfrentados devido às chuvas recentes.

“Gente, eu ontem ouvi atentamente a fala do meu colega e vereador, João Felipe, quando ele falava da questão das chuvas. Eu acho que hoje é um dia muito especial para a gente falar, inclusive, das chuvas, porque o caos que está instalado nessa cidade, por falta de planejamento, o que a chuva está trazendo de prejuízo por falta de planejamento, por obras mal estruturadas, não está sendo fácil.”

A vereadora destacou a falta de planejamento e as consequências desastrosas que isso acarreta, incluindo danos às vias públicas e prejuízos à população local. Ela ressaltou a importância da responsabilidade do Poder Público Municipal na gestão adequada das situações climáticas adversas.

“O meu telefone, meu colega Eurico, não para de vídeos, de reclamações, enfim, de tudo o que está acontecendo. O asfalto que se desliza, aquela avenida chamada Avenida Enoch se acabando, trazendo enorme prejuízo a quem mora cá embaixo.”

Carmélia também abordou a necessidade de ações preventivas por parte da Prefeitura de Barreiras, como a limpeza dos bueiros e a realização de capinas, para minimizar os impactos das chuvas e garantir a segurança da população.

“Portanto, eu quero dizer que o ano passado, inclusive, eu pedi a infraestrutura e a Prefeitura que limpasse os bueiros, o que não interessa se as pessoas são mais educadas, se não são, o que é obrigação do município ele tem que fazer, porque já sabe que tem um período de chuva.”

Além disso, a vereadora expressou seu reconhecimento aos agentes de endemias pelo trabalho desempenhado, ressaltando a importância de valorizar e apoiar esses profissionais.

“Eu quero aqui também dizer que hoje eu quero fazer uma moção de aplausos verbal aos agentes de endemias. Esse sim, Merecem o nosso respeito, merecem os nossos aplausos.”

Carmélia evidenciou a falta de apoio adequado aos agentes de endemias, incluindo a ausência de materiais de trabalho essenciais, como uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“E a gente ainda tem uma verba que a prefeitura, que o município recebe e que utiliza ao bel prazer. Ou seja, seria para gratificar esses servidores. No entanto, é utilizado para aquisição de EPIs, mas os EPIs não chegam aos trabalhadores. Tem alguns anos que chegou algum EPI nos agentes de endemias.”

A vereadora também levantou questões relacionadas à contratação de profissionais da saúde, como psicólogos, destacando a necessidade de respeitar os concursos públicos e garantir oportunidades aos candidatos aprovados.

“É por isso que todo dia aqui se pede empréstimo. Todo ano se pede um, dois empréstimos por falta de planejamento. Eu não entendo qual é a necessidade, se você tem o concursado, qual é a necessidade de se contratar empresa para contratar agente de endemias, para contratar psicólogos se o concurso foi feito.”

Finalizando sua intervenção, a vereadora enfatizou a importância de buscar soluções concretas para as questões levantadas, incluindo o envolvimento do Ministério Público e a mobilização da sociedade civil.

“Eu acho que aí a gente vai ter que buscar, vereador João Felipe, uma ida ao Ministério Público e convocar tanto os psicólogos como os agentes de endemias para que a gente mobilize a categoria e juntos busquemos solução.”

A fala da vereadora Carmélia da Mata na Câmara Municipal de Barreiras evidenciou sua preocupação com os desafios enfrentados pela cidade e seu compromisso em buscar soluções efetivas para os problemas enfrentados pela população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *