PF e MP-BA desarticulam quadrilha que lucrou R$ 50 milhões com plantio de maconha na Bahia

Foram cumpridos sete mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão, com o bloqueio de contas bancárias e imóveis

Oeste Global com PF – Em uma ação conjunta, a Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público da Bahia (GAECO/MP-BA) deflagraram nesta quarta-feira (21) a Operação Kariri, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro. As operações foram realizadas em diversas cidades da Bahia, incluindo Salvador, Feira de Santana, América Dourada, Morpará, Ibititá, Muquém do São Francisco, bem como em Brasília (DF), Ibimirim (PE) e São Paulo.

Ao todo, foram cumpridos sete mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão, com o bloqueio de contas bancárias e imóveis avaliados em cerca de R$ 50 milhões. Entre os bens bloqueados, destacam-se seis imóveis de luxo e cinco fazendas localizadas na Bahia e em Pernambuco.

A investigação teve início em 2019 e identificou uma família que se estabeleceu em Feira de Santana após deixar Pernambuco, onde inicialmente se envolveu no cultivo ilegal de maconha. Durante as investigações, foram realizados três flagrantes, resultando na apreensão de mais de uma tonelada da droga, além da destruição de plantações.

O líder da organização é apontado como o principal alvo da operação, sendo desvendado todo o esquema de lavagem de dinheiro por trás das atividades criminosas. Os lucros obtidos com o tráfico eram direcionados para a compra de bens imóveis de alto padrão, beneficiando não apenas o líder, mas toda a família envolvida no esquema.

A estratégia da organização incluía a utilização de contas bancárias de parentes próximos na tentativa de ocultar o rastreamento do dinheiro pelas autoridades. Além disso, foram identificadas cinco fazendas registradas em nome de terceiros, relacionadas ao principal alvo da investigação. Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *