Leia a íntegra da decisão do STF que originou operação contra Bolsonaro e aliados

Oeste Global – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (8 de fevereiro de 2024) uma operação que tem como alvo Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados, em uma investigação sobre uma possível tentativa de golpe de Estado durante a gestão do ex-presidente. A Justiça determinou que Bolsonaro entregasse seu passaporte para a PF.

Além do ex-presidente, estão entre os alvos da operação:

  • Valdemar Costa Neto, presidente do PL;
  • General Augusto Heleno, ex-ministro do GSI;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
  • Walter Braga Netto (PL), candidato a vice-Presidência;
  • Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa.

A ação policial envolve o cumprimento de 33 mandados de busca e apreensão, 4 mandados de prisão preventiva e 48 medidas alternativas, incluindo a proibição de contato com os demais investigados, a proibição de saída do país com entrega dos passaportes em 24 horas, e a suspensão do exercício de funções públicas. As buscas estão sendo realizadas em 9 Estados e no Distrito Federal.

Os mandados foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na decisão, que conta com 135 páginas, o magistrado menciona uma suposta minuta que previa a prisão do próprio Moraes, do ministro Gilmar Mendes e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Em comunicado oficial, a Polícia Federal declarou que a operação visa investigar uma “organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, visando obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente da República no poder”.

Segundo as investigações, os suspeitos teriam trabalhado para invalidar o resultado das eleições de 2022, que consagraram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como vencedor, antes mesmo da realização do pleito. A polícia afirma que o núcleo liderado por Bolsonaro atuou descredibilizando as urnas e incentivando atos extremistas.

Leia a íntegra da decisão

Decisao-de-moraes-sobre-operacao-contra-Bolsonaro-e-aliados-por-suposta-tentativa-de-golpe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *