“Dinheiro no bolso representa aquecimento da economia, com os trabalhadores com maior poder de compra e consumo”, afirma o coordenador do Sindcob ao defender a valorização dos comerciários
Oeste Global | Luís Carlos Nunes – Às vésperas do início da campanha salarial do Sindicato dos Comerciários de Barreiras e Região Oeste da Bahia (Sindcob), Edson Rodrigues dos Santos, coordenador geral da entidade, compartilha um relato sobre as negociações coletivas de trabalho previstas para o mês de janeiro de 2024. Com a data base marcada para 1º de abril, o Sindcob se prepara para representar os interesses dos trabalhadores do comércio da região oeste da Bahia.
Diante do atual cenário econômico favorável, Edson Rodrigues dos Santos destaca a importância dos reajustes salariais acima da inflação, ressaltando que “dinheiro no bolso representa aquecimento da economia, com os trabalhadores com maior poder de compra e consumo”. Para o coordenador do Sindcob, esse cenário promissor é reflexo do comprometimento do governo Federal em valorizar o salário-mínimo e manter a inflação sob controle, o que tem impactado positivamente os setores produtivos.
Segundo projeções do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), o início de 2024 mantém a tendência positiva das negociações coletivas observadas no ano anterior. Este contexto sugere que “a situação está propícia”, conferindo maior poder de barganha aos sindicatos nas mesas de negociação.
Em relação aos reajustes salariais de janeiro, cerca de 83,2% dos 322 registrados no Mediador superaram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do IBGE, evidenciando um ganho real para os trabalhadores. Apenas 3,4% dos reajustes ficaram abaixo desse índice, sinalizando uma valorização salarial consistente.
A variação real média dos reajustes de janeiro, de 1,89% acima do INPC, demonstra um cenário positivo em vigor, com os setores econômicos apresentando ganhos reais em suas negociações. A indústria se destaca, garantindo ganhos reais em 89,2% dos casos, seguida pelos setores de serviços (82,4%) e comércio (72%).
Sobre a campanha salarial deste ano, Edson dos Santos Rodrigues ressalta que as propostas são o resultado de amplas discussões realizadas ao longo de assembleias regionais. O coordenador do Sindcob afirma que “o diálogo e a união são essenciais para alcançarmos acordos justos e benéficos para os trabalhadores do comércio da região”, concluiu Edson Rodrigues dos Santos, Coordenador Geral do Sindcob.
Como se verifica no infográfico acima, entre as regiões geográficas, no mês de janeiro de 2024, a maior incidência de ganhos reais (acima da inflação), foi observada na região Sul (90,4%), na segunda posição está a região sudeste que teve 82,5% de aumento salarial acima da inflação, seguida pela região nordeste onde 84,6% das negociações registradas tiveram aumento acima da inflação. Na região Norte, 76,9% tiveram aumento salarial acima da inflação. Na região centro-oeste, 69,7%, não registrando nenhum reajuste abaixo da inflação.
Com um cenário promissor e a representatividade do Sindcob na defesa dos direitos dos comerciários, a expectativa é de que as negociações coletivas em 2024 fortaleçam ainda mais a valorização dos trabalhadores do setor na região e o crescimento do comércio em toda região oeste da Bahia.