O preso é apontado como um dos operadores financeiros da organização criminosa, responsável por dissimular a origem ilícita dos recursos provenientes das atividades criminosas. Ele ocupava um cargo de confiança no gabinete do deputado estadual Binho Galinha
Oeste Global com informações da PF – A Polícia Federal em conjunto com a FORCE-COGER-SSP/BA realizou a prisão de um assessor do deputado estadual Binho Galinha (PRD) na tarde desta quarta-feira (6/3) em Feira de Santana, Bahia. O indivíduo estava foragido desde 7/12/2023, data da deflagração da Operação El Patron.
Segundo as autoridades, a ação visava desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro proveniente de atividades ilícitas, tais como jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada, com suposto envolvimento com milicianos.
O preso é apontado como um dos operadores financeiros da referida organização criminosa, responsável por dissimular a origem ilícita dos recursos provenientes das atividades criminosas. Ele ocupava um cargo de confiança no gabinete do deputado Binho Galinha.
O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana/BA, e durante a operação, foi apreendido um celular que será submetido à perícia para investigação de possíveis crimes.
Deputado Binho Galinha
Por outro lado, conforme notícia o Portal Política Livre, Binho Galinha reapareceu no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia para votar na eleição para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), após estar ausente desde a deflagração da Operação El Patron. O deputado, alvo principal da operação, tinha comparecido apenas para marcar presença nas sessões, evitando adentrar o plenário.
Até o momento, a Assembleia não instalou uma Comissão de Ética para investigar as denúncias contra Binho Galinha, e o assunto não tem suscitado interesse nem da bancada governista nem da oposição.