Oeste Global com informações da Agência Câmara de Notícias – O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) foi eleito presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (6), em uma votação que contou com a participação de 37 membros, resultando em 22 votos favoráveis a Ferreira, enquanto 15 foram em branco. A definição dos ocupantes dos cargos de 1ª, 2ª e 3ª vice-presidências está prevista para a próxima semana.
Em um vídeo enviado ao colegiado, o deputado, atualmente em licença-paternidade, expressou gratidão pelos votos recebidos e delineou suas intenções à frente da comissão, destacando planos para promover audiências públicas, estabelecer subcomissões e exercer fiscalização sobre as políticas educacionais do governo em vigor.
“Nossa intenção é construir uma comissão verdadeiramente plural, fomentando o debate de ideias através de audiências públicas que permitam a participação da sociedade civil, a qual considero de extrema importância”, afirmou.
Além disso, Ferreira mencionou a relevância da votação do novo Plano Nacional de Educação (PNE) neste ano, anunciando a intenção de incluir na pauta temas como Homeschooling e a questão da violência nas escolas. “Este é um momento crucial para a educação em nosso país, com a votação do Plano Nacional de Educação em destaque, além das discussões sobre Homeschooling e a problemática da violência nas salas de aula”, acrescentou.
O deputado sucede Moses Rodrigues (União-CE) na presidência da comissão.
Perfil Nikolas Ferreira, de 26 anos, foi o deputado federal mais votado em 2022, obtendo 1,47 milhão de votos. Anteriormente, exerceu o cargo de vereador em Belo Horizonte e é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro e próximo de seus filhos, Ferreira se autodefine nas redes sociais como “cristão, conservador e defensor da família”. Na Câmara, ele se engaja em questões relacionadas à família, religião e liberdade econômica.
Atribuições da comissão A Comissão de Educação é responsável pela deliberação de temas relacionados à educação em geral, incluindo políticas e sistemas educacionais em seus aspectos institucionais, estruturais, funcionais e legais, direito à educação e alocação de recursos humanos e financeiros para o setor.