O programa Voa Brasil será oficialmente anunciado no final de janeiro ou início de fevereiro
Oeste Global | Luís Carlos Nunes – O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, revelou nesta terça-feira (9/1) detalhes do aguardado programa Voa Brasil, do governo federal, previsto para ser oficialmente anunciado no final de janeiro ou início de fevereiro. As regras foram estipuladas, delineando quem terá acesso a passagens aéreas com valor limitado a R$ 200.
A iniciativa do governo Lula visa beneficiar dois grupos específicos: aposentados vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem até dois salários mínimos e estudantes contemplados pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni). Contudo, é essencial destacar que somente aqueles que não tenham realizado viagens de avião nos últimos 12 meses serão elegíveis para participar do Voa Brasil.
Silvio Costa Filho enfatizou que esta é apenas a primeira fase do programa, acrescentando que estão empenhados para que, até o início de fevereiro, as passagens estejam disponíveis para compra. O ministro antecipou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será responsável por anunciar a quantidade total de bilhetes aéreos que serão disponibilizados.
Originalmente planejado para ser lançado em 2023, quando Márcio França liderava o Ministério de Portos e Aeroportos, o programa Voa Brasil propunha a oferta mensal de 1,5 milhão de passagens aéreas para os dois públicos beneficiários, incluindo pensionistas. No entanto, o anúncio oficial só se concretizará nos próximos meses, conforme a atual administração trabalha para implementar essa iniciativa de impacto.