Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e três indicações são aprovados pela Câmara de Formosa do Rio Preto.

Noite de quarta-feira, 07, com a presença de nove vereadores, secretários municipais e população, ocorreu a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Formosa do Rio Preto e pela proximidade do Dia da Mulher, foram realizadas homenagens às mulheres. O presidente da Casa, vereador Zé de Zuza, entregou placas comemorativas para a primeira-dama, Ronúbia Setúbal Dias, às vereadoras: Maria Rosita e Manuela Rocha e para Magna Domingas, a mais antiga funcionária da Câmara Municipal.

Durante a sessão, a primeira-dama e secretária de Acompanhamento de Políticas Estratégicas, Programas e Projetos, Ronúbia Setúbal Dias, apresentou o Projeto de Lei nº 003/2018, de autoria do Poder Executivo, que dispõe da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM. “O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, tem como finalidade de garantir à mulher o pleno exercício de sua cidadania, garantindo também oportunidades e direitos, promovendo a participação da mulher no processo social, econômico e cultural”, defendeu Ronúbia. Aprovado por oito votos, o Projeto seguiu para o Poder Executivo.

Também foram apresentadas três indicações dos vereadores: Manuela Rocha, Hildjane Leite e Sandoval Queiroz. A vereadora Manuela apresentou a indicação nº 01/2018, que solicita a aquisição de uma casa de apoio aos pacientes do TFD (tratamento fora do domicílio) em Salvador – BA. “Essa ação visa oferecer tranquilidade e dignidade aos pacientes e acompanhantes que estão sendo submetidos à tratamentos médicos na capital”, declarou a vereadora.

A indicação nº 02/2018, de autoria do vereador Hildjane Leite, refere-se à continuidade da pavimentação asfáltica do Bairro Projeto, com instalação de sistema de drenagem de água por meio de manilhas, “É imprescindível que todas as ruas sejam devidamente pavimentadas evitando os transtornos decorrentes nos períodos de chuva, como os alagamentos e a poeira nos períodos de estiagem. Como também a urgente necessidade da instalação de um sistema de canalização da água, que permita o escoamento”, conclui o vereador Hildjane.

O vereador Sandoval Queiroz fez a indicação nº 03/2018, que se trata da disponibilização de um veículo para transportar famílias que residem nas localidades dos Gerais, zona rural até o centro urbano de Formosa. “O município de Formosa é o maior da Bahia em extensão territorial e sendo assim, existem localidades na zona rural que ficam extremamente distantes do centro urbano, onde são oferecidos bens e serviços indispensáveis e que a maioria dos moradores dessas comunidades não tem um meio de locomoção, portanto esse veículo irá facilitar a vida dessas pessoas, dando-lhes dignidade e bem-estar”, afirmou o vereador Sandoval. Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade, oito votos no total.

Encerrando a sessão, os vereadores se pronunciaram sobre a importância da mulher na sociedade, a luta por seus direitos, parabenizando-as pelas conquistas. Na oportunidade, saudaram também o prefeito Termosires Dias Neto pela inauguração da escola na comunidade Caraíbas da Vazante.

A próxima sessão ordinária será realizada no dia 13/03, a partir das 19 horas, na Câmara Municipal de Formosa do Rio Preto.

Ascom – Câmara Municipal de Formosa do Rio Preto.

Deixe uma resposta